A Receita Federal já liberou os pagamentos do 1º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este lote histórico engloba mais de 5 milhões de contribuintes, incluindo grupos prioritários e não prioritários, com os pagamentos programados para esta semana. Veja os passos a seguir caso seu nome não esteja na lista de contemplados.
A restituição do IRPF é concedida a indivíduos que tiveram valores retidos ou pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso dado aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o cálculo da Receita Federal, e é pago por lotes.
A especialista, colaboradora, fornece mais detalhes sobre a restituição do IRPF.
1º lote de restituição do IRPF
O 1º lote de restituição contempla 5.562.065 contribuintes, totalizando um valor de R$ 9,5 bilhões a ser creditado. Deste montante, R$ 8.857.175.779,78 serão direcionados aos contribuintes prioritários, os quais estão divididos da seguinte forma:
– 258.877 idosos com mais de 80 anos;
– 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 162.902 pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave;
– 1.105.772 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
– 886.260 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
– 787.747 contribuintes que escolheram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Como verificar a restituição?
Se o seu nome não está na lista dos contribuintes que receberão a restituição neste primeiro lote, você pode verificar o status da sua restituição seguindo estes passos:
1. Acesse o site da Receita Federal;
2. Vá até a seção de restituição;
3. Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
4. Após inserir seus dados, você poderá conferir o status da sua restituição, incluindo a data prevista para o pagamento e possíveis pendências.
Calendário de restituição
Para mais informações sobre os lotes de restituição, confira o vídeo com o especialista Ariel França, colaborador do Moazinha.com.br.
– Primeiro lote: 31 de maio;
– Segundo lote: 28 de junho;
– Terceiro lote: 31 de julho;
– Quarto lote: 30 de agosto;
– Quinto lote: 30 de setembro.