BPC: Novos valores divulgados e calendário de pagamento iniciado; saiba quando você receberá


Começaram os primeiros pagamentos do **Benefício de Prestação Continuada (BPC)** em 2024. Mensalmente, 39.036.865 beneficiários recebem o pagamento do **Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)**, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.

Vale lembrar que no **calendário de 2024** ainda constam os pagamentos de dezembro de 2023, que são pagos no mês seguinte. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos referentes a dezembro de 2023 serão feitos entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro.

O pagamento do BPC segue o salário mínimo do país e a quantia paga nunca pode ser menor que o piso que ficou decidido nacionalmente. O montante é repassado pelo INSS, mas não exige que os contemplados tenham feito contribuições. O repasse é **assistencial**.

### Calendário BPC 2024
– O calendário de 2024 conta ainda com as **datas de pagamento** de dezembro de 2023
– Isso acontece porque os depósitos serão feitos entre 21 de dezembro e 8 de janeiro para quem recebe até um salário-mínimo.
– E entre 2 e 8 de janeiro para quem acima do mínimo.
– O primeiro depósito de 2024 serão pagos entre 25 de janeiro a 7 de fevereiro.
– Segundo as informações do próprio INSS, 168.062 pessoas recebem até um salário mínimo.
– Enquanto outras 868.803 têm benefícios acima do piso nacional.
– Lembrando que os **aposentados e pensionistas do INSS** recebem o 13º, mas, a data de depósito do próximo ano ainda deve ser informada
– Em 2023 o **INSS** fez a antecipação do décimo, com isso os pagamentos foram feitos entre maio e junho desse ano.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

### Como consultar os benefícios do INSS
– Acesse o [site Meu INSS](https://meu.inss.gov.br/);
– Faça o login com sua conta gov.br;
– Clique em **“Extrato de Pagamento”**;
– Pronto, você terá acesso às informações.
– A consulta também pode ser feita pelo **aplicativo do INSS** ou ainda através da Central 135; nesse caso o beneficiário deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes.

Autor: Vittoria Fialho – Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].


📂 Notícias