Copa do Mundo 2026: Localização, Composição dos Grupos, Número de Participantes e Formato Inovador


A Copa do Mundo de 2026 vai acontecer pela primeira vez na história em três países diferentes. Isso porque Estados Unidos, Canadá e México vão organizar a Copa da América do Norte no ano de 2026.

Assim, serão 16 cidades-sedes no total, sendo:

– 11 nos Estados Unidos;
– 3 no México
– 2 no Canadá.

Vancouver e Montreal. Então, será também uma grande logística para receber as seleções e também para os torcedores que virão de todas as partes do mundo para mais um grande evento esportivo mundial.

Recorde de seleções participantes

A grande mudança da Copa do Mundo de 2026 será a quantidade de participantes, já que serão 48 países na disputa pelo título, o que era uma promessa do atual presidente da entidade, Gianni Infantino, que alega querer democratizar o futebol o máximo possível.

No entanto, para muitos, essa é apenas uma maneira de ganhar apoio político das federações.

Além disso, naturalmente a qualidade técnica da Copa tende a cair, pois, vai contar com a participação de seleções mais fracas tecnicamente, que normalmente não teriam condições de disputar uma Copa do Mundo.

Entretanto, ainda não se sabe como será o formato de disputa desta outra Copa do Mundo, devido aos participantes. Inclusive, uma das possibilidades é formar 16 grupos com três seleções participantes em cada um deles.


Assim, o primeiro colocado de cada chave se classificaria para as oitavas de final, tornando a disputa mais emocionante e, também, um pouco mais perigosa para as grandes seleções.
Segunda Copa em mais de uma sede

No entanto, embora seja a primeira vez que uma Copa do Mundo acontece em três países, não é a primeira vez que acontece uma Copa do Mundo em mais de uma sede.

Isso porque, na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e do Japão, dois países vizinhos sediaram o torneio.

Na oportunidade, a Seleção Brasileira foi campeã e os dois países dera um show de organização, com estádios dos mais modernos para a época. Aliás, ainda hoje, eles seriam considerados modernos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Depois disso, nunca mais houve uma Copa em conjunto, voltando apenas agora, em 2026, com esses três países-sede.

Outra curiosidade é que, entre esses três, apenas o Canadá nunca havia sediado uma Copa do Mundo. Isso porque o México já teve duas experiências, uma em 1970 e outra em 1986, quando herdou a vaga da Colômbia, que desistiu de última hora.

Já os Estados Unidos sediaram a Copa do Mundo em 1994, quando o Brasil foi tetracampeão mundial, enquanto o Canadá nunca sediou o torneio.

Bons sinais para a Seleção Brasileira

Agora, já tem gente supersticiosa dizendo que o fato de a Copa ser, também, nos Estados Unidos, é um bom sinal para a Seleção Brasileira. Isso porque, até lá, o time canarinho vai completar um jejum de 24 anos sem ganhar um título mundial.

E, em 1994, quando teve a Copa nos Estados Unidos, o Brasil estava também há 24 anos sem ganhar um título e com uma pressão muito forte. Assim, com Romário, Dunga em companhia, faturou o tetra.

Outra questão que também pode ser levada como coincidência é o fato de o México também ser um dos países sedes. Isso porque, justamente no México, o Brasil conquistou o tricampeonato mundial, em 1970, em uma das melhores atuações da história da equipe canarinho.

Mas, a Copa ainda está longe, faltam alguns anos e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda precisa ter um novo treinador para a equipe.

Mas, vale lembrar também que as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 começam já em março do ano que vem, indo até o final de 2025, como já tem acontecido nos anos anteriores.

Então, é o período em que Estados Unidos, Canadá e México vão se preparar para esta disputa e para a organização do torneio.

E, no caso específico dos Estados Unidos, onde estão a maioria das sedes, os organizadores já disseram que não será preciso construir nenhum estádio, pois, já tem tudo pronto.

Assim, só falta colocar tudo dentro do padrão Fifa e garantir mais um espetáculo, que desta vez vai ser realizado novamente no meio do ano, como vinha acontecendo com as Copas do Mundo anteriores.

Apenas no Catar é que a Copa foi no final do ano, por conta do calor que existe no meio do ano no país do Oriente Médio neste período.

📂 Televisão