FGTS: Trabalhadores são pegos de surpresa com mudanças no calendário de recebimento


Trabalhadores que acessarem o sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço podem se surpreender ao não encontrarem os depósitos. Isso ocorre devido à mudança no calendário de recebimento do FGTS, que já está em vigor desde o último mês de abril.

Quem costuma acompanhar o recebimento do FGTS pode ter estranhado a ausência do depósito no sistema. Isso se deve a uma alteração na data de pagamento introduzida pela Lei 14.438, publicada em 24 de agosto de 2022, mas implementada apenas no último mês de abril deste ano.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço funciona como uma poupança forçada, sendo o saque geralmente disponível somente após uma demissão sem justa causa ou aposentadoria.

Nova data de pagamento do FGTS

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

– Todos os meses, os empregadores são responsáveis por recolher 8% do valor do salário dos funcionários, que é depositado diretamente nas contas do Fundo de Garantia.
– Desde abril, o recolhimento vem sendo feito no dia 20 do mês seguinte.
– Com a alteração, algumas obrigações fiscais foram unificadas, tornando mais simples para os empregadores.
– Outra mudança recente é a utilização do PIX como forma de pagamento do FGTS, possibilitando transações mais rápidas.
– Além disso, os trabalhadores podem acompanhar os depósitos de forma mais transparente, bastando usar o sistema da Carteira de Trabalho Digital.

FGTS Digital

As mudanças passaram a valer após a adoção do FGTS Digital, um sistema que visa tornar mais fácil e transparente o processo de recolhimento das contribuições. Além de acelerar os pagamentos, o empregador libera o dinheiro através do sistema e o depósito é feito via PIX.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, fornece mais informações sobre o FGTS Digital.


📂 Notícias