Governo oficializa mudanças no calendário do Abono PIS/PASEP 2025: saiba mais!


O abono salarial é um benefício anual concedido aos trabalhadores brasileiros abrangidos pelo PIS (Programa de Integração Social) no setor privado e pelo PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para os servidores públicos.

Antecipação do abono em discussão

Até o momento, o benefício é concedido dois anos após o trabalhador adquirir o direito, entretanto, o presidente Lula e o TCU (Tribunal de Contas de Pernambuco) estão avaliando a possibilidade de antecipar o abono PIS/PASEP.

Situação atual e impactos

O TCU está analisando a solicitação de antecipação do abono PIS/PASEP, o que poderia reduzir o prazo para apenas um ano após o direito ser adquirido, revertendo a medida estabelecida em 2020.

Embora essa proposta não esteja sendo bem recebida pelo governo, caso seja aceita, poderia resultar em pagamentos duplicados do PIS/PASEP em 2025 ou nos anos seguintes, aumentando os saques dos cofres públicos. Estima-se que uma alteração no cronograma de pagamentos do abono salarial representaria um gasto de R$ 30 bilhões, comprometendo recursos que poderiam ser destinados a outras áreas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?

Para verificar se você tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, é possível consultar sua Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br. Ao acessar essas informações, você poderá conferir se preenche todos os critérios para receber o benefício.

Para receber o abono, é necessário:


Ter um cadastro no programa PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
Ter trabalhado na empresa por, pelo menos, 30 dias, no ano-base;
Ter recebido até dois salários mínimos no período;
Estar com dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

📂 Notícias