Greve suspende atendimento do FGTS Digital em 13 de março, prejudicando diversos serviços para trabalhadores; confira os impactos.


Os auditores-fiscais em greve: impactos no FGTS Digital

A partir do próximo dia 13 de março os auditores-fiscais do Trabalho vão paralisar suas atividades, o que deve afetar diversos serviços. A expectativa é de que a greve paralise o FGTS Digital. O sistema foi iniciado no último dia 1º de março.

A paralisação acontece porque o governo ainda não regulamentou um acordo firmado em 2016, o texto prevê a equiparação das condições de trabalho da categoria às dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.

Suspensão do FGTS Digital

– A nova plataforma foi lançada para facilitar o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
– Entre as vantagens está o recolhimento através do número do CPF do trabalhador, o que gera uma arrecadação mais direcionada.
– No entanto, o sistema deve ser suspenso na próxima quarta-feira, 13, por causa da paralisação dos servidores do auditores-fiscais do Ministério do Trabalho, que estão diretamente ligados ao sistema.
– Mas, não é apenas esse sistema que deve ser afetado, o pagamento do Seguro-Desemprego, declaração de informações da Carteira de Trabalho Digital, pagamento do PIS/PASEP e outros também podem ser comprometidos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

FGTS Digital fora do ar

O sistema não vai apenas ficar fora do ar, a implementação de outros recursos ligados a ele também deve ficar comprometida, entre elas:
– Empréstimo Consignado pela plataforma;
– Inclusão de informações de exames toxicológicos no eSocial para motoristas profissionais;
– Parcelamento de débitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
– Verificação de fraudes através de sistemas digitais;
– Sistema de fiscalização a partir dos dados informados na Carteira de Trabalho Digital e no eSocial;
– Geração e emissão de guias através do webservice.


📂 Notícias