Idosos com CPF terminados em 1,2,3,4,5 e 6 têm prioridade no saque de R$ 1 mil da Receita Federal


Em menos de duas semanas, milhões de pessoas terão acesso ao pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Para muitos dos beneficiados, os valores ultrapassam R$ 1.000, e os idosos com mais de 60 anos recebem prioridade nesse benefício.

Prioridade para os idosos

Os idosos com mais de 80 anos possuem máxima prioridade no recebimento da restituição do IRPF. No entanto, a Receita Federal só consegue incluir no primeiro lote os idosos a partir desta idade que enviaram a declaração até 11 de maio, quando houve o primeiro processamento de dados.

Inclusão no 1º lote da restituição do IRPF 2024

A Receita Federal leva em consideração algumas condições para incluir os contribuintes no primeiro lote de restituição do IRPF 2024. A maioria dos contemplados nesse primeiro momento são pessoas com prioridade legal, bem como aqueles que enviaram a declaração logo no início do prazo.

A ordem de prioridade é a seguinte:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

1. Idosos com mais de 80 anos;
2. Idosos com mais de 60 anos;
3. Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
4. Quem tem como principal fonte de renda o magistério;
5. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou preferência por receber via PIX.

Enviar a declaração no início do prazo é um motivo para ser beneficiado no primeiro lote. Quanto antes o documento for entregue, mais rápido a Receita Federal consegue verificar as informações e liberar o pagamento.

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF


O primeiro lote de restituição do IRPF será pago em 31 de maio. Todo último dia útil do mês, até setembro, um novo pagamento será liberado pela Receita Federal. Saiba como consultar se foi beneficiado nesta matéria.

– Primeiro lote: 31 de maio;
– Segundo lote: 28 de junho;
– Terceiro lote: 31 de julho;
– Quarto lote: 30 de agosto;
– Quinto e último lote: 30 de setembro.

📂 Imposto de Renda