Idosos estão autorizados a receber pagamentos de precatórios! Confira as datas de pagamento.


Na busca por informações sobre a liberação dos precatórios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a espera finalmente acabou. O pagamento desses precatórios foi recentemente liberado, trazendo alívio para aposentados e pensionistas. Esta liberação traz a expectativa de que milhares de beneficiários tenham os pagamentos atrasados depositados em conta nos próximos dias.

De acordo com o Governo Federal, cerca de R$ 1,6 bilhão foram disponibilizados para a quitação dos pagamentos, que serão utilizados para quitar dívidas com aposentados e pensionistas que ganharam ações judiciais contra o INSS. Entre essas ações, estão as que pedem a liberação de pagamentos de aposentadorias, pensões e revisão do valor do benefício. O depósito em conta bancária varia de acordo com o caso.

Mais detalhes sobre o pagamento dos precatórios do INSS:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

– A nova rodada de liberação dos pagamentos acontecerá por meio das RPVs (Requisições de Pequeno Valor);
– O termo é utilizado para ações judiciais que têm o valor da causa fixado em até 60 salários mínimos;
– Com o reajuste do salário mínimo em 2024, o teto para que uma ação seja enquadrada como RPV é de até R$ 84.720;
– O pagamento é liberado depois que todas as chances de recursos foram esgotadas;
– A expectativa é de que mais de 99 mil cidadãos sejam beneficiados com a nova rodada;
– Os valores são enviados diretamente para os Tribunais Regionais Federais, que são responsáveis por definir o calendário e a ordem de prioridade dos pagamentos;
– Para o cidadão que deseja saber se receberá algum valor, é preciso realizar a consulta do andamento do seu processo diretamente com o tribunal ou responsável legal pelo caso. Alguns tribunais disponibilizam a consulta online;
– Além de saber se o pagamento já foi liberado, o beneficiário também poderá verificar o valor que receberá. O dinheiro será depositado em uma conta bancária escolhida por ele no momento da abertura da ação.

Outros detalhes sobre este importante benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social podem ser conferidos neste link.


📂 Notícias