INSS amplia opções de envio de solicitação de auxílio-doença


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anuncia aumento nos canais de solicitação de benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou planos de ampliar os canais para solicitação de benefícios, com foco inicial em incluir uma nova forma de requerer o Benefício por Incapacidade Temporária, popularmente conhecido como auxílio-doença. Essa medida visa aliviar o fluxo de atendimentos nas agências e no aplicativo ou site do Instituto.

Entrega de atestado médico como substituto da perícia

Segundo informações preliminares divulgadas pelo INSS, os trabalhadores poderão agora não só fazer a solicitação, mas também entregar o atestado médico que servirá como meio de substituir a perícia médica. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, tem o objetivo de conceder 100% dos benefícios por incapacidade através do Atestmed, o sistema de leitura dos atestados, até dia 30 de abril.

Novo canal para solicitar o auxílio-doença no INSS

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A partir desta segunda-feira (18), os trabalhadores de Fortaleza (CE) poderão iniciar o projeto piloto, em que os pedidos de auxílio-doença poderão ser feitos nas agências dos Correios. Funcionará como uma extensão da Previdência Social, facilitando o acesso ao serviço de análise do requerimento.

Como será o pedido de auxílio-doença nos Correios?

De acordo com as orientações do presidente do INSS, o trabalhador que tenha se tornado incapaz e recebido licença médica superior a 15 dias terá duas opções para solicitar o auxílio-doença: na agência do Correio, sem necessidade de agendamento, bastando levar o atestado médico com prazo de afastamento e descrição da incapacidade; ou pela Central de Atendimento 135, solicitando o benefício por ligação e levando o atestado médico até o Correio.

O presidente do INSS ressalta a importância da transição gradual para garantir que a população não enfrente dificuldades. É fundamental agir com cuidado, evitando fraude no atestado médico ou fornecimento de informações incorretas ao Instituto.


📂 INSS