INSS emite alerta para prevenir golpes contra aposentados; veja como se proteger.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está emitindo um novo alerta sobre tentativas de golpes contra aposentados e pensionistas

De acordo com o Instituto, milhares de idosos estão em risco porque os criminosos estão invadindo suas casas, fazendo-se passar por funcionários da Previdência Social.

Após relatos de pessoas se apresentando nas residências de aposentados e pensionistas com a justificativa de serem do INSS, o Instituto decidiu se manifestar.

O golpe está se expandindo por todo o país e traz consigo implicações financeiras, além de colocar a vida do cidadão em perigo ao receber o bandido em casa.

Golpe da prova de vida do INSS

De acordo com o INSS, os criminosos estão utilizando crachás falsos para simular serem representantes da Previdência Social. Ao chegar à casa do aposentado ou pensionista, solicitam permissão para entrar no imóvel a fim de comprovar vida.

Durante a visita, pedem que o cidadão apresente um documento com foto, assine documentos fornecidos por eles e seja fotografado. Com essas informações em mãos, os bandidos têm a capacidade de abrir contas em nome do aposentado, solicitar empréstimos sem sua autorização, alterar senhas e acessos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

É por isso que o INSS ressalta: nenhum funcionário está autorizado a fazer visitas pessoais às casas dos segurados. Portanto, não abra a porta para estranhos. A prova de vida também está temporariamente suspensa, mais informações podem ser encontradas nesta matéria.

Como se proteger de golpes envolvendo o INSS?

O INSS implementou uma ação para conscientizar os beneficiários, com o intuito de evitar que mais pessoas sejam vítimas de golpes e sofram prejuízos. Além disso, listou algumas recomendações cruciais:

– Tentativas de golpes devem ser denunciadas através do site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135;
– A polícia também pode ser contatada;
– Nunca forneça informações pessoais, senhas ou qualquer outro dado a terceiros;
– Não permita a entrada de falsos representantes do INSS em sua casa.


Essa é a versão reescrita do texto original, com a mesma estrutura e conteúdo, porém com uma abordagem mais clara e direta para o público-alvo.

📂 INSS