IPVA – Consulta, Qual Valor, Tabela, Data de Pagamento

Tudo Sobre IPVA – 2022

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores; que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for.

Consultar IPVA 2022

Para Consultar IPVA você devera acessar o site Detran do seu Estado (veja abaixo o link do seu estado), o dado mais importante para realizar a consulta  é o Renavam e em alguns estados a placa do seu veículo é necessaria.

Dentro do site do Detran você vai precisar colocar algumas informações como por exemplo, o RENAVAM e a placa do veículo.

Estados + Procurados 🚨

👉 IPVA – Estado de SP
👉 IPVA – Estado de RJ
👉 IPVA – Estado de MG
👉 IPVA – Estado de PR
👉 IPVA – Estado de GO
👉 IPVA – Estado de RS

Valor do IPVA 2022

Como mencionado, o valor do IPVA 2022 depende de diversos fatores, entre eles, o estado (veja o link dos estados) em questão, o modelo do veículo e o ano.

Por isso, não há um valor único a ser pago quando o assunto é o IPVA, isso mostra a importância de realizar a consulta para saber qual valor deverá ser pago e a data de pagamento de acordo com o seu estado.

Data de Pagamento IPVA

Para Consultar a data de pagamento do IPVA você devera acessar o site Detran do seu Estado (selecione o link do seu estado), o dado mais importante para realizar a consulta  é o Renavam e em alguns estados a placa do seu veículo é necessaria.

Pagamento do IPVA

Para realizar o pagamento do IPVA você tem diversas opções:

  • Internet Banking
  • Casas lotéricas ( Credenciadas )
  • Banco da Caixa
  • Diretamente no caixa automático informando o RENAVAM
  • Postos autorizados pelo Detran do seu estado

Alguns estados existe o beneficio de pagar o ipva com creditos de notas cadastradas como por exemplo nota Paraná, nota São Paulo entre outros. Confira no site do seu estado se existe essa possibilidade.




 

IPVA por Estados  🚨

👉 Tudo Sobre IPVA – SP
👉 Tudo Sobre IPVA – RJ
👉 Tudo Sobre IPVA – MG
👉 Tudo Sobre IPVA – PR
👉 Tudo Sobre IPVA – GO
👉 Tudo Sobre IPVA – RS

RENAVAM – Para que serve esse Documento?

Primeiramente, o RENAVAM serve para você conseguir qualquer informação pertinente a respeito do seu veículo. Sendo assim, com a numeração do documento em mãos, você saberá se o veículo que adquiriu tem débitos pendentes.

Ou seja, você consegue ter acesso a todas irregularidades do veículo. Assim, poderá saber a respeito dos impostos atrasados, licenciamento, emplacamento e até recal, pelos quais o veículo possa ter passado. Basicamente, o RENAVAM é o histórico do veículo, um raio-x de tudo o que foi feito.

Como é feito o Calculo o valor do IPVA ? 👇

Dois fatores são levado em conta para fazer o cálculo do valor do IPVA: o valor venal do veículo (preço médio de avaliação do automóvel no mercado) e a alíquota do imposto. O valor venal varia de acordo com o modelo e o ano de fabricação, geralmente tendo como base a tabela Fipe.

Já a alíquota do IPVA é definida pelo governo de cada estado e varia de acordo com o tipo de veículo. Por isso, o valor do IPVA é diferente de um estado para o outro.

Tabela IPVA 2022

Para consultar a tabela IPVA, você devera acessar o site do Detran do seu estado. Para cada estado Brasileiro possui uma data diferente de pagamento.

Existe uma tabela para o IPVA que é divulgada todos os anos com o intuito de organizar as datas de pagamento. O pagamento deve ser realizado conforme o final da placa do carro.

IMPORTANTE: Para evitar confusão com estados não listados, consulte o seu vencimento de acordo com seu estado.

A tabela é divulgada no começo de cada ano para que o motorista possa se preparar.

DETRAN por Região 🚨

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de SP

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de RJ

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de MG

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de PR

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de GO

👉 Tudo Sobre IPVA Estado de RS

 

E o DPVAT?

O seguro DPVAT não será cobrado em 2022, segundo a última decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão ligado ao Ministério da Economia, no dia 29 de dezembro.

O conselho ainda esclarece que apesar da isenção da taxa em 2022 a cobertura do seguro continua valendo e aqueles que ainda possuem pendências financeiras com o DPVAT de 2020 devem quitar as dívidas.

Saiba também: como consultar o Bradesco IPVA 2022