O novo programa Gás Para Todos vai beneficiar 20 milhões de famílias em todo o país com a distribuição de botijões gratuitos. O programa substituirá o auxílio-gás que atualmente atende cerca de 5,6 milhões de famílias.
Na última semana de agosto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação do programa Gás Para Todos. O investimento para esse programa virá do Fundo Social e ainda aguarda aprovação do Congresso, gerando grande expectativa para o início do projeto.
De acordo com o ministro, o aumento dos beneficiários será gradual, sendo esperado que, ao final de um ano, as 20,8 milhões de famílias sejam contempladas.
Gás Para Todos
– Atualmente, o governo distribui o valor correspondente a um botijão de gás de cozinha de 13 kg.
– Com o programa, os titulares poderão retirar um botijão de gás diretamente nas distribuidoras cadastradas.
– O Auxílio-gás hoje atende pouco mais de 5,6 milhões de famílias.
– Com o novo programa, todos os titulares do Bolsa Família serão contemplados.
– Esse benefício também deve ser estendido para mais pessoas, bastando que estejam inscritos no CadÚnico e tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, atualmente em R$ 706.
– Atualmente, o Auxílio-Gás é pago segundo o calendário do Bolsa Família; com esse novo programa, a distribuição será desvinculada.
#
Como vai funcionar o Gás Para Todos
– A previsão é que o programa entre em funcionamento em janeiro de 2025 e que até dezembro do próximo ano os mais de 20 milhões de titulares do Bolsa Família sejam atendidos.
– Para fazer a retirada do botijão, o titular terá que apresentar o cadastramento no programa junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) diretamente à revendedora autorizada.
– A participação das revendedoras será voluntária.