Aprovada a Reforma da Previdência 2024 com significativas alterações para beneficiários do INSS


Fique por dentro das mudanças na previdência

Em 2024, foi implementada uma nova reforma da previdência, trazendo significativas modificações nas regras de aposentadoria para diversas categorias de trabalhadores. As mudanças têm origem na Emenda Constitucional n.º 103 de 2019.

Reforma da Previdência 2024 traz importantes mudanças para aposentados do INSS

A EC estabelece ajustes anuais, e na recente reforma da previdência aprovada em novembro de 2023, concentrando-se especialmente na aposentadoria por tempo de contribuição e nos professores.

A regra de transição por pontos para a aposentadoria por tempo de contribuição sofreu alterações notáveis com a reforma da previdência em 2024. A soma da idade com o tempo de contribuição foi aumentada, agora requerendo 91 pontos para mulheres e 101 para homens.

Dessa forma, a aposentadoria será concedida após atingir esse novo total de pontos, juntamente com uma contribuição mínima de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Além disso, houve uma mudança nos requisitos da aposentadoria por idade, passando a exigir no mínimo 58 anos e 6 meses para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens. Veja abaixo, todos os detalhes sobre a nova reforma da previdência em 2024.

Reforma da previdência impacta aposentadorias em 2024

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A reforma da previdência implementada trouxe alterações notáveis nas regras de aposentadoria dos professores. Para essa categoria, a pontuação necessária, resultante da soma de idade com tempo de contribuição, aumentou de 85 para 86 pontos para mulheres e de 95 para 96 pontos para os homens.


Em 2024, para garantir a aposentadoria, os professores devem contribuir por 25 anos (mulheres) e 30 anos (homens), desde que esses períodos, somados à idade, atinjam o novo limite de pontos. As idades mínimas também foram ajustadas, agora sendo 53 anos e 6 meses para mulheres e 58 anos e 6 meses para homens.

Reforma da previdência pelo INSS pode afetar esses benefícios

Aposentadoria por invalidez

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o segurado deve se enquadrar em uma série de requisitos, como incapacidade total e permanente. Além disso, pode requerer a conversão do auxílio-doença para aposentadoria por invalidez.

Pensão por morte

Além do grau de parentesco e dependência financeira, é preciso que alguns outros critérios sejam respeitados para que a pensão por morte do INSS possa ser liberada.

Fique atento às mudanças na previdência, pois elas podem afetar diretamente os benefícios concedidos pelo INSS. É essencial estar informado e atualizado sobre os novos requisitos e critérios para aposentadoria, a fim de garantir a estabilidade financeira no futuro.

📂 Notícias