Concurso Nacional Unificado adiado; nova data divulgada, confira!


O Concurso Nacional Unificado, conhecido como o Enem dos concursos, foi adiado pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul nos últimos dias. As provas que estavam programadas para ocorrer em todo o Brasil no dia de hoje, 5, foram adiadas.

Segurança em primeiro lugar

A medida de adiamento foi tomada visando a segurança de todos os candidatos e funcionários envolvidos, conforme mencionado pela ministra Esther Dweck.

Reutilização das provas

Segundo o ministério responsável, cerca de 65% dos locais de prova já haviam recebido os materiais, porém, eles serão recolhidos e é altamente provável que, quando o concurso for remarcado, as mesmas provas sejam utilizadas.

Nova data ainda não revelada

Apesar das informações divulgadas, a nova data para a realização das provas ainda não foi revelada. A definição depende da situação no Rio Grande do Sul, bem como de questões logísticas para a entrega e reserva de salas para o exame.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Detalhes do Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado registrou aproximadamente 2,1 milhões de inscrições. A prova estava programada para ocorrer em 228 cidades, contemplando candidatos de 5.555 municípios em todo o país.


No estado do Rio Grande do Sul, foram contabilizadas 80.348 inscrições, representando 4% do total. Os candidatos inscritos seriam distribuídos em dez cidades para a realização do exame: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Aguardando a nova data

Os editais do concurso não preveem a reaplicação das provas em circunstâncias como desastres naturais. O adiamento foi viabilizado mediante um acordo firmado no Palácio do Planalto entre a União, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e o estado do Rio Grande do Sul, através da Procuradoria do Estado.

📂 Notícias