Governo confirma novo benefício para desempregados


Uma das muitas dificuldades que os desempregados têm é arcar com as tarifas de transporte público enquanto vão em busca de emprego. Dificilmente a empresa que solicita a participação do candidato no processo seletivo arca com o valor da passagem, até porque não é obrigatório. Agora, porém, esse público ganha um novo benefício neste sentido.

Desempregados já podem gozar de NOVO benefício confirmado pelo Governo (Imagem: FDR)

O governo do estado de São Paulo em parceria com as companhias de trens, metrô e ônibus criaram um benefício exclusivo para os desempregados. O objetivo é permitir que os paulistas que buscam por um novo emprego possam comparecer até o processo seletivo sem se preocupar com o valor da passagem.

Transporte gratuito para desempregados

Devido à extensão da região metropolitana de São Paulo, o governo do estado decidiu, em parceria com as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), oferecer gratuidade nas viagens.

Os desempregados conseguem andar de ônibus, trem ou metrô de forma totalmente gratuita, mas por um período limite de tempo. Além disso, é necessário cumprir com alguns requisitos. O objetivo é que a falta de dinheiro para arcar com a passagem não seja empecilho para participar de uma entrevista de emprego.

Gratuidade nos trens e metrôs

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

– Oferecida a trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias ou, no máximo, 180 dias;
– As credenciais são válidas por 90 dias e não são renováveis.

Gratuidade nos ônibus intermunicipais


– Válido para quem reside ou trabalhou no último registro na região do ABC paulista, apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD. Moradores da região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá;
– O solicitante deve estar há mais de 2 meses e há menos de 6 meses desempregado (de 60 a 180 dias);
– A carteira que dá direito à gratuidade tem validade de 28 dias corridos.

Como emitir a carteira para gratuidade no transporte público

Os desempregados precisam emitir a carteira de gratuidade no transporte público para que seja apresentada durante as viagens. Só em 2023, 24.446 cidadãos foram beneficiados com viagens gratuitas na CPTM (trens) e no Metrô. Enquanto 142 credenciais foram emitidas pela EMTU (ônibus) no mesmo período.

Emissão na CPTM e Metrô

– Comparecer ao posto de emissão da credencial, na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h;
– Levar os seguintes documentos: RG (ou outro documento oficial com foto), CPF, carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego, além do documento de rescisão do último contrato de trabalho.

A cada viagem será preciso apresentar a credencial + carteira de trabalho.

📂 Benefícios do Governo