Licenciamento SP

Licenciamento SP 2022 é um documento de emissão anual e de porte obrigatório para que os veículos possam circular regularmente. Para todos os efeitos, ele funciona como uma atualização da licença do automóvel.

Os impostos como o IPVA SP e Licenciamento tem a premissa de arrecadar fundos para investimentos no próprio trânsito.

O pagamento do Licenciamento é obrigatório e quem não efetua a quitação pode acarretar em diversos problemas ao proprietário do veículo.

Veja neste post os principais pontos do Licenciamento 2022 SP.


SP altera calendário de licenciamento para veículos em 2022

O  Detran-SP anunciou um novo cronograma do licenciamento anual obrigatório de veículos para 2022.

Agora, o calendário, que é determinado com base no final da placa dos veículos, tem início a partir de julho/22 e vai até dezembro/22, com exceção de caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro.

Com isso, donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2, por exemplo, devem regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022. Finais 3 e 4, até o último dia de agosto e assim por diante.

Leia mais: Prepare o bolso: IPVA para carros licenciados em SP será mais caro em 2022; veja os motivos

Confira, a seguir, os novos cronogramas de pagamento:




(fonte imagem: Detran-SP)

(fonte imagem: Detran-SP)


Qual é o valor da taxa de Licenciamento SP?

Segundo o Detran-SP, o valor da taxa para licenciar veículos usados em 2022 é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento.

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caso o pagamento não seja feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, o dono do veículo pagará uma multa e juros.

Assim como em 2021, não haverá cobrança este ano de taxa do seguro DPVAT.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Como licenciar

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar – via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico –, os débitos do veículo, como IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Para aqueles que já querem antecipar o pagamento, este já pode ser feito e poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

PASSO  A PASSO Consultar Licenciamento

  • Primeiro acesse o site oficial da Secretária da Fazenda do estado de SP
  • Nessa próxima etapa é necessário ter os documentos do seu veículo, ou menos ter os números da placa do seu veículo e número do RENAVAM do mesmo anotado.
  • Informe o código de segurança no campo a seguir.
  • Por último asta clicar no botão “Consultar”, e em seguida o site irá lhe exibir na sua tela os dados e as pendências do veículo cujo os dados foram informados.

Como pagar a taxa de Licenciamento SP 2022?

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA SP, possíveis multas e a taxa de licenciamento. Em 2022, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel comum.

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

Para pagar o licenciamento 2022 de São Paulo, o veículo deve ter todos os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais quitados, incluindo o IPVA. Automóveis com restrições judiciais ou administrativas têm de ter a situação regularizada para viabilizar o respectivo licenciamento anual.

Contato DETRAN São Paulo

  • Endereço: R. Boa Vista, 221 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01014-001.
  • Telefone: 3322-3333