Mães solteiras tem permissão para evitar a revisão do CadÚnico


O governo federal vai iniciar a fiscalização do Cadastro Único para Programas do Governo (CadÚnico), o que afetará o Bolsa Família. É importante que aqueles que recebem o benefício estejam atentos e procurem cumprir os requisitos para manter sua participação no programa.

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS)

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), responsável pelo CadÚnico e pelo Bolsa Família, será encarregado de implementar os planos de fiscalização. A intenção é verificar os dados relacionados à renda familiar, composição familiar e os requisitos básicos para a participação no programa, incluindo as mães solteiras.

Como as mães solteiras podem evitar a inspeção minuciosa no CadÚnico?

As mães solteiras têm prioridade no recebimento do Bolsa Família e podem usar esse fator a seu favor para permanecer no programa. No entanto, há o risco de serem submetidas à inspeção minuciosa do CadÚnico e terem seu benefício bloqueado se não seguirem as regras.

Para garantir o recebimento correto do pagamento, é necessário:

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– Manter os dados do CadÚnico sempre atualizados;
– Garantir a frequência escolar das crianças e jovens sob sua responsabilidade;
– Realizar acompanhamento nutricional das crianças de até 7 anos a cada semestre;
– Manter a caderneta de vacinação das crianças em dia;
– Respeitar o limite de renda por pessoa da família.

Se desejar verificar a aprovação do pagamento, clique neste link para obter orientações.

Como identificar o bloqueio no Cadastro Único?

As mulheres que são chefes de família têm preferência na aprovação de qualquer benefício concedido pelo Cadastro Único. No entanto, é fundamental ficarem atentas às mensagens enviadas pelo governo em caso de bloqueio do pagamento. Após o bloqueio, terão um prazo de até 60 dias para comparecer ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e apresentar os documentos necessários para justificar sua permanência no programa.

O aviso sobre o bloqueio do pagamento e a necessidade de apresentação de documentos será enviado por:

– SMS;
– App Caixa Tem;
– App Bolsa Família;
– E-mail;
– Extrato bancário.


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